Pesquisa comprova: Andar de Bibi é como andar descalço

O estudo foi realizado pelo Laboratório de Avaliação e Pesquisa em Atividade Física (LAPAFI), da PUC-RS, com coordenação do professor Doutor, Rafael Baptista

Preocupada com o desenvolvimento natural e saudável das crianças, a Bibi foi a primeira marca brasileira a realizar estudos sobre calçados fisiológicos, um trabalho que reuniu pediatras, ortopedistas, fisioterapeutas e designers. O resultado é uma evolução dos calçados anatômicos e o lançamento do conceito de calçados fisiológicos, com atributos para auxiliar o desenvolvimento natural dos pés de pequenos entre 0 a 9 anos. Neste ano, a marca foi além e realizou outro estudo, chamado “Projeto de avaliação da marcha em crianças”, coordenado pelo professor Doutor e coordenador, Rafael Baptista, responsável pelo Laboratório de Avaliação e Pesquisa em Atividade Física (LAPAFI), da PUC-RS. Após dois anos de levantamento e a avaliação do caminhar em mais de 50 crianças, a pesquisa evidencia que andar com um calçado da Bibi é como se as crianças andassem descalças.

Os trabalhos desenvolvidos no período de dois anos tiveram como objetivos a análise de marcha (caminhar) de crianças de 3 a 9 anos. Neste projeto, o intuito foi de realizar a avaliação clínica da marcha dos pequenos visando fornecer evidências científicas sobre os benefícios do uso do calçado fisiológico desenvolvido pela Bibi. Para participar do projeto, foram convidadas 50 crianças, sendo 25 delas com idades até 4 anos e 25 com idades entre 5 e 9 anos. Toda a pesquisa foi acompanhada por Rafael Baptista, professor e coordenador responsável, e teve a avaliação feita em cinco momentos diferentes: calçando sandálias, sapatilhas, sapatênis, tênis esportivos e descalços.

Ao longo dos 70 anos de história da Bibi, a preocupação com o desenvolvimento saudável das crianças faz parte do nosso DNA. Por isso, evidenciamos a importância deste projeto, que comprova cientificamente os benefícios do conceito dos calçados fisiológicos desenvolvidos pela marca. Isso foi possível graças à demonstração por meio de parâmetros biomecânicos, que comprovam que andar com os calçados da Bibi é como andar descalço”, comemora a diretora de Marca e Varejo da Bibi, Camila Kohlrausch.

Entre os diferenciais dos exclusivos modelos fisiológicos desenvolvidos pela Bibi, a marca sempre preza pelo conforto, durabilidade e proteção não tóxica, já que a empresa trabalha apenas com fornecedores homologados que trabalham com matérias-primas que atendem este padrão. Os produtos, em grande parte produzidos em couro, deixam o pé transpirar, são leves e duráveis, além de serem fáceis de calçar. Para crescerem saudáveis, os pezinhos precisam se desenvolver livremente e, graças a este estudo, isso foi testado e comprovado cientificamente.

A pesquisa foi feita trazendo as crianças para o laboratório. Em seguida, elas caminhavam em plataformas de força, que mediam as forças de reação do solo, aquelas que estavam agindo nos pezinhos delas durante a caminhada. As 50 crianças foram avaliadas com e sem os calçados, para podermos fazer a comparação. Nossa pesquisa demonstrou que as forças que agem no corpo das crianças são as mesmas, não há diferença ao compararmos elas caminhando com os calçados da Bibi e ao caminhar com o pezinho descalço. Isso mostra que o calçado não está influenciando no caminhar das crianças, ou seja, é como se ela estivesse andando descalça. E para o usuário final, esse é um trabalho que traz realmente uma segurança de que o calçado que o pai ou a mãe está comprando para o filho realmente tem uma comprovação científica. As avaliações foram realizadas pelo laboratório de biomecânica e trouxeram resultados extremamente positivos para a Bibi. Os especialistas testaram cada pisada e, do ponto de vista biomecânico, os estudos comprovam que andar de Bibi é exatamente como andar descalço”, revela o professor Doutor e coordenador, Rafael Baptista.

Para fortalecer ainda mais o alcance deste resultado, os pesquisadores envolvidos submeteram a publicação de um artigo sobre o tema, no periódico científico Gait & Posture, além de efetuarem uma apresentação do trabalho em um evento da Sociedade Brasileira de Biomecânica, o Simpósio de Neuromecânica Aplicada, que foi realizado em setembro deste ano, na UNIPAMPA.

Mais informações sobre a Bibi
www.bibi.com
Central de atendimento: (51) 3512-3344
Instagram: @bibi
Facebook/Bibi

Fonte: DFREIRE Comunicação e Negócios – Marcela Baptista – (11) 5105-7171.

Comentários via Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui