Por que o IP Roblox é tão importante para jogos e marcas?

Na semana passada, a Roblox abriu o capital com uma listagem direta (DLO) e impressionou tanto os investidores que atingiu uma avaliação de US $ 38,3 bilhões no primeiro dia. Sua valorização continuou a subir.

Curiosamente, isso é significativamente mais do que vale a Epic Games (dona da Fortnite), que de acordo com a CNBC era de meros US $ 17,5 bilhões em agosto de 2020. E, quando você considera que toda a receita da indústria de jogos global foi estimada em US $ 160 bilhões no ano passado (Newzoo: dezembro de 2020), você começa a entender por que a listagem pública da Roblox despertou tanto interesse e tantas perguntas, começando com por que existe um interesse fenomenal em um ‘jogo’, por que vale tanto e o que tudo isso diz – e significa – para a indústria de jogos?

Se você não está familiarizado com Roblox, ele faz parte de uma nova geração de plataformas de jogos onde os jogadores criam, compartilham, colaboram e jogam jogos gerados pelo usuário, de forma semelhante ao Minecraft e Fortnite. Ele opera usando um modelo padrão gratuito, com opções de compra no aplicativo, e os desenvolvedores no Roblox recebem 30% de todos os rendimentos.

Roblox foi o jogo móvel mais popular nos Estados Unidos no ano passado, com os usuários jogando em média 100 minutos por dia. Isso agora caiu cerca de um quarto, e isso é significativo, porque as estatísticas refletem de perto o impacto que a pandemia está tendo na desconexão social. O enorme aumento no número de jogos foi causado apenas em parte pelo isolamento físico e pelo tédio de ficar em casa.

Também vimos milhões de jogadores online se socializarem porque era impossível sair com seus amigos pessoalmente, e é isso que torna Roblox, Minecraft e Crey tão importantes para a cultura popular agora.

Se olharmos para quem está jogando Roblox, é predominantemente a Geração Z. A Geração Z é a primeira geração verdadeiramente nativa digital. Ela está interessada em duas coisas: mídia social e jogos e tem evitado lenta e continuamente as plataformas de mídia social tradicionais nos últimos anos. Nos Estados Unidos, o número de adolescentes no Facebook caiu quase um quarto.

Então, onde a Geração Z vai se encontrar? Sim, isso mesmo, em jogos. Quando o rapper americano Travis Scott fez um show ao vivo em Fortnite, mais de 12 milhões de jogadores sintonizaram para assistir. Esses centros sociais representam enormes oportunidades para as marcas acessarem diretamente e permanecerem conectadas a milhões, senão bilhões de consumidores. Isso só será ampliado quando o metaverso, definido como um mundo virtual 3D persistente onde milhões se encontram online para sair e compartilhar experiências, finalmente se tornar uma realidade.

De acordo com a VentureBeat, há evidências de que isso está realmente muito mais próximo do que pensamos quando consideramos as taxas de adoção e a ascensão dos jogos como a forma dominante de entretenimento no mundo.

Especialistas do setor estão afirmando que o metaverso será a próxima era da mídia social e está sendo cunhado por alguns como o verdadeiro futuro da internet. Toda a ideia de que a ficção científica pode se tornar realidade – tudo muito Black Mirror, eu sei – é realmente fascinante, como quer que você a chame. Experimente a Economia 3.0, talvez?

O que isso significa para a indústria de jogos? Acho que é uma das maiores oportunidades que nos foram apresentadas por décadas e por causa disso – e todos os outros motivos mencionados acima – Roblox, Minecraft, Fortnite e Crey são tão populares, poderosos e valiosos. É por isso que Roblox foi avaliado em mais de US $ 40 bilhões nos últimos sete dias, e é por isso que o futuro dos jogos é tão emocionante.

Fonte: Licensing Source

Deixe seu comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui