Programas de culinária ajudam as crianças a comer de maneira mais saudável?

Um novo estudo sugere que programas com opções de alimentos saudáveis podem incentivar as crianças a pegar uma maçã em vez de um chip.

Crédito da foto: Patrick Fore (Unsplash).

Por Megan Haynes

Você é o que você come… E tende a comer o que assiste. Há muito que se sabe que as escolhas alimentares das crianças podem ser negativamente influenciadas pelo que assistem na TV, principalmente por meio de publicidade (um estudo da Cancer Research UK, por exemplo, descobriu que os adolescentes que assistiam mais de três horas de TV por dia, comiam mais 500 lanches não-saudáveis a mais ao longo de um ano do que seus colegas privados da televisão).

Mas e se os programas infantis ajudassem a criar hábitos saudáveis?

Um novo estudo publicado no Journal of Nutrition Education and Behavior descobriu que as crianças que assistiam a um programa sobre culinária são mais propensas a fazer escolhas alimentares saudáveis.

Os pesquisadores reuniram um conjunto de crianças holandesas de 10 a 12 anos de idade em suas escolas e as dividiram em três grupos. Um deles assistiu a um programa infantil de culinária de 10 minutos onde eram apresentados alimentos saudáveis, o segundo assistiu a um programa de culinária com opções não-saudáveis e o grupo de controle assistiu a um programa infantil regular, sem conteúdo de culinária. Posteriormente, as crianças foram presenteadas com uma variedade de lanches saudáveis e não-saudáveis.

Aqueles que assistiram aos clipes saudáveis tiveram duas vezes mais chances de escolher um lanche igualmente saudável. De fato, 41,4% das crianças desse grupo optaram por um lanche saudável, como uma fatia de maçã ou pepino, em comparação com apenas 20% das crianças que se sentaram no clipe de comida pouco saudável.

Curiosamente, 22,7% dos participantes do grupo controle (que assistiram a um programa não relacionado a alimentos) optaram por um lanche saudável. As escolas podem achar isso particularmente útil, segundo o artigo, já que o movimento para criar hábitos alimentares saudáveis cresceu em ritmo paralelo às taxas de obesidade infantil.

Um elemento interessante para se pensar: os programas de culinária continuam sendo um grampo do reality show em redes infantis, com séries populares como MasterChef Junior e Kids Baking Championship ainda fortes. E mais programas de culinária estão em andamento, com Tiny Chef , Annie x Hayley LeBake Off e Top Chef Junior: Remix fervendo nos oleodutos dos produtores e das emissoras.

Para ler a matéria na íntegra, acesse: encurtador.com.br/wyGP0

Fonte: Kidscreen – Por Megan Haynes – 09/01/2020.

Comentários via Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui