Saraiva investe em gamificação no ensino e lança ‘Vivaz’

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Com inovadora plataforma voltada ao Ensino Fundamental I, Grupo reforça sua estratégia em adotar soluções completas para educação

A Saraiva aposta em gamificação voltada ao ensino e anuncia o lançamento de Vivaz – O game do conhecimento, uma inovadora plataforma digital lúdica direcionada ao Ensino Fundamental – 1º ao 5º ano – que traz os conteúdos de toda a grade curricular desse segmento como ferramenta complementar às obras didáticas. A novidade faz parte da estratégia do Grupo em investir em soluções completas que contribuam para os processos de aprendizagem, da educação infantil ao ensino superior.

Desenvolvida em parceria com a Tamboro, start up especializada em games educativos, Vivaz é uma plataforma gamificada que une o universo dos jogos aos conceitos da aprendizagem adaptativa. Isto é, adapta-se às necessidades individuais de aprendizagem do estudante, direcionando sua trajetória dentro do jogo de acordo com seu desempenho, para reforçar conteúdos nos quais precisa se aprimorar. Aos educadores, o programa oferece a possibilidade de acompanhar o desempenho de cada aluno, por meio de relatórios gerados em tempo real, tornando viável a proposta de um ensino individualizado. Além disso, a plataforma também permite acompanhar em detalhe o desempenho do grupo-classe, da instituição e até de uma rede escolar.

“Estamos dedicados à criação de soluções criativas e efetivas com o propósito de levar a tecnologia para dentro da sala de aula. Acreditamos que Vivaz tem o potencial de impulsionar o ensino com sua plataforma gamificada, entre outros motivos, porque promove maior engajamento dos alunos nos estudos”, afirma Maurício Fanganiello, vice-presidente de Negócios Editoriais da Saraiva. “Nosso negócio vai muito além da venda de livros. Nós criamos e distribuímos conteúdo, tecnologia e serviços, que podem estar disponíveis em qualquer dispositivo e formato, e acessíveis a qualquer hora e qualquer lugar”, completa Maurício.

O caráter inovador de Vivaz está na oferta de conteúdos gamificados, com metodologia e uma consistente organização pedagógica e didática, alinhada à grade curricular dos anos iniciais do Ensino Fundamental, nas principais áreas do conhecimento: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Geografia e História. O sistema conta com mais de 10 mil questões em seu banco de dados. Neste primeiro momento, a plataforma estará disponível para usuários das coleções Prosa e Português Linguagens, 1º ao 5º ano, editadas pela Saraiva. Em breve, a oferta será ampliada ao catálogo.

Vivaz é o resultado de uma parceria inovadora no cenário nacional, que reúne o melhor das duas empresas: o conhecimento em aprendizagem com jogos e tecnologia da Tamboro e a reconhecida experiência da Saraiva no segmento de educação. As escolas e os alunos irão se surpreender”, afirma Samara Werner, diretora executiva da Tamboro.

Sobre Vivaz – O Game do Conhecimento

Ao acessar a plataforma em um computador, o estudante se dirige ao ‘Coração da árvore’, ambiente em que realiza questões diagnósticas, ou seja, perguntas que irão checar os conhecimentos que já domina. A partir daí, pode escolher e montar seu avatar e acessar os demais ambientes de Vivaz, como a ‘Vila’, onde estão concentradas as atividades de aprendizagem, e o ‘Palácio dos divertimentos’, em que encontra jogos e desafios. Na ‘Sala dos troféus’, poderá visualizar todos os prêmios conquistados nas atividades e, no ‘Ranking’, checar como está seu desempenho no jogo. E, com muitas sementes ganhas (SM$, a moeda em Vivaz), poderá comprar itens para personalizar seu avatar.

Vivaz inclui uma ferramenta que permite total gestão da aprendizagem por parte dos educadores, que podem acompanhar o desempenho dos alunos com relatórios diagnósticos, detalhados, customizados de acordo com a necessidade. Os pais também podem seguir o desenvolvimento dos filhos com a utilização de senha, porém sem interferir no desenvolvimento das atividades, o que fica sob a responsabilidade dos professores. 

Sobre a Saraiva

O Grupo Saraiva, companhia nacional de capital aberto com cerca de seis mil funcionários e que em 2014 celebra seu centenário, cria e distribui conteúdo, tecnologia e serviços por meio de seus Negócios Editoriais e Varejo. O Grupo é referência na produção de conteúdo para educação básica, ensino técnico e superior, em especial Direito, onde é líder de mercado. Suas soluções educacionais incorporam tecnologias inovadoras, tais como aprendizagem adaptativa, biblioteca digital por assinatura, plataformas gamificadas, fornecendo também conteúdo e metodologia para o ensino à distância. Com 115 lojas em 17 Estados brasileiros e Distrito Federal, possui a maior rede varejista de conteúdo, cultura e entretenimento do País e comercializa seu leitor digital próprio, o Lev. Desde que lançou sua plataforma de e-commerce em 1998, opera com uma abordagem integrada e multicanal, que oferece ao cliente produtos e serviços no www.saraiva.com.br ou nas lojas físicas. Possui um rico acervo em literatura, papelaria, música, filmes, games e softwares, telefonia, eletrônicos, periódicos, além de serviços de recarga de celular, venda de ingressos, cartão presente, cartões pré-pagos, seguros, assistência técnica, entrega garantida e entrega em domicílio.

Sobre a Tamboro

A Tamboro desenvolve iniciativas que visam auxiliar de modo significativo o aperfeiçoamento do sistema educacional no Brasil, tendo por base uma educação interdimensional, as competências necessárias ao século XXI e as novas tecnologias de informação e comunicação.

Com o propósito de motivar, compartilhar e oferecer soluções inovadoras para alunos, professores e gestores, a Tamboro desenvolve produtos que despertam interesse, envolvendo crianças e jovens por meio de linguagem contemporânea.

Pioneira no mercado brasileiro de jogos educacionais, a empresa conta com três soluções de ensino multimídia em seu portfólio. Cada uma delas pode ser customizada e adaptada, de acordo com as necessidades das escolas e redes de ensino.

Fundada em 2008 por um grupo de conceituados profissionais de educação, tecnologia e comunicação, a Tamboro dedicou seus dois primeiros anos a estudar os novos processos de aprendizagem, tais como as habilidades do século XXI, jogos (Game Based Learning), personalização da aprendizagem – o aluno aprende no seu tempo, do seu jeito – e modelos de escolas inovadoras.

Hoje, a empresa avançou com pesquisas mais profundas sobre o desenvolvimento de novas ferramentas e, em especial, sobre o desenvolvimento humano, o que incluiu elementos da neurociência da aprendizagem e seus desdobramentos para os aspectos cognitivos e sócio emocionais.

A Plataforma Tamboro de Aprendizagem é, hoje, o resultado prático desse trabalho e já está implantada em diversas escolas do Brasil, com soluções que vão do ensino fundamental ao ensino médio.

A Tamboro conta com o apoio da Leblon Equities, gestora de recursos carioca, e da Vox Capital, fundo de investimento com foco em transformação social, investidoras da empresa.

Fontes: Agência Ideal [Saraiva] – Thaís Camargo, Beatriz Sanchez, Danielle Brito e Andrea Farias – (11) 4873 7900. 

TM Comunicações [Tamboro] – Fernanda Malcher e Fernanda Venâncio – (21) 3079 4115.

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