Turma da Mônica na 19ª Bienal Internacional do Livro RJ

Mauricio de Sousa Produções aproxima crianças brasileiras de outras de países de língua portuguesa

A Mauricio de Sousa Produções (MSP), a maior produtora de conteúdo infantil do País, chega repleta de novidades na 19ª edição da Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro, que acontecerá de 30 de agosto a 8 de setembro, no Riocentro – RJ. O estante, com 115 m2, leva o tema “Turma da Mônica navegando nas palavras”, onde o objetivo é demonstrar a grande contribuição que os personagens da turma têm dado para a divulgação da língua portuguesa por meio de princípios e valores da cultura brasileira.

Com o propósito de possibilitar uma dinâmica cultural, o estande da MSP irá facilitar a comunicação de crianças brasileiras com outras de oito países que, assim como o Brasil, possuem o português como idioma oficial. A MSP disponibilizará cartões postais ilustrados com a Turma da Mônica, ao lado dos principais ícones destes territórios, para uma divertida e educativa troca de correspondências. “No local, haverá garrafas sinalizadas com o nome de cada país, nas quais os visitantes poderão enviar mensagens, em uma alusão ao meio de comunicação dos antigos náufragos”, comenta o diretor de Licenciamento da Mauricio de Sousa Produções e responsável pela ação, Rodrigo Paiva.

Esta iniciativa será realizada em parceria com o Itamaraty, que estará responsável pela entrega dos postais aos alunos e escolas dessas nações. “O Itamaraty tem na Mauricio de Sousa Produções um grande apoio na difusão da língua portuguesa pelo mundo. Por isso, recentemente estabelecemos parceria para valorizar a diversidade das variantes do português na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), e que resultou em um belo livro em que a Turma da Mônica viaja pelos países lusófonos. A troca de cartões postais com crianças da CPLP é um desdobramento natural dessa parceria, que certamente ajudará a valorizar aqui no Brasil e nos outros países da Comunidade os laços históricos e afetivos que nasceram e se desenvolveram por causa de nossa língua comum”, revela a diretora do Departamento Cultural e Educacional do Itamaraty, Paula Alves de Souza.

Entre as atrações, a empresa que completa 60 anos em 2019, lançará, durante o evento, dez livros por sete editoras, além da participação de outras parceiras, totalizando 13 (Boa Nova, Ciranda Cultural, Companhia das Letras, Cortez, Culturama, Ave Maria, Rocco, Senac, Autêntica/Nemo, L&PM, Melhoramentos, Panini e Sextante). E, durante a programação do evento, o desenhista Mauricio de Sousa participará de palestras e sessões de autógrafos, algumas com alguns personagens da Turma da Mônica.

E, pela primeira vez, o perfil da Turma da Mônica no Facebook usará um ChatBot para interagir com os fãs durante a Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro. A ferramenta irá oferecer as principais informações aos visitantes do evento como: agenda do Mauricio, agenda dos personagens, informações dos lançamentos, sobre como chegar à Bienal, compra de ingressos e também como acompanhar, em tempo real, o conteúdo que estará sendo produzido.

A interação será toda feita no Messenger do Facebook. Quando o usuário enviar uma mensagem para a página, será recepcionado por um dos personagens que dará todas as informações sobre o evento. Bastará clicar na opção desejada para recebê-las. Será possível voltar ao menu inicial e acessar outras informações.

O estande da MSP está localizado no Pavilhão Laranja, Rua F50, Quadra F60X.

Fontes: JAL Comunicação – José Alberto Lovetro – (11) 3851-5221.
WAY Comunicações – Bete Nicastro – (11) 3862-1586.

 

Comentários via Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui