Uma viagem pelas emoções e inquietações juvenis

Obra publicada pela Estrela Cultural traz aos jovens leitores reflexões sobre amizade, identidade e crescimento

A história de Íris começa às três da madrugada em meio à sua luta diária contra o sono. A garota não gosta da noite, mas ela chega, sempre chega, mesmo contra sua vontade.

Na obra infantojuvenil A menina do dia, escrita por Renata Bortoleto e publicada pela Editora Estrela Cultural, o leitor se encantará com a história de Íris, uma menina de 13 anos que não consegue dormir. Até que, no meio de uma noite, algo inusitado acontece: surge em sua casa um estranho visitante – um ancião sem rosto chamado Bonsenhor.

Juntos, eles embarcarão em uma viagem cheia de surpresas, mas ela precisa ter muito cuidado com as emboscadas e as injustiças do mundo lá fora, que irão de encontro com esta adolescente cheia de dúvidas e conflitos internos.

Íris vê a infância como sinônimo de segurança e apego, enquanto crescer a leva para um lugar incerto e cheio de mudanças inéditas, das quais ela nunca presenciou. A obra de Renata Bortoleto é uma bela história sobre as transformações que acontecem com muitas garotas a partir de seus medos e inseguranças: na narrativa, estas questões vão encontrando seu lugar na medida em que Íris passa a entender seus propósitos no mundo.

De repente, vem um desejo de estar sendo cuidada pelos pais e na companhia da irmã, mesmo sabendo que heróis eles também não são. E de voltar no tempo, quando suas necessidades eram tão poucas e tão triviais. (p.36)

A escrita cativante e bem-humorada da autora convida o leitor a refletir sobre o mundo das emoções e dos sentimentos, ao mesmo tempo que toca em temas do universo jovem, como amizade, família e primeiro amor. Dinâmico e delicado, o livro é ilustrado pela paulistana Lais de Nuncio. Além de enriquecer as páginas, as belas ilustrações, cheias de vida e cor, levam o público a exercitar a imaginação e mergulhar profundamente nessa história, transformando a leitura em uma viagem verdadeiramente enriquecedora.

A menina do dia é uma aventura envolvente, repleta de reviravoltas, surpresas e metáforas sobre a adolescência. A escritora apresenta diversos personagens enigmáticos e complexos, que fazem aflorar, muitas reflexões sobre a lógica do mundo e seus mais profundos significados.

Tem dias que é só diversão. Relembram o passado e criam o futuro. Gargalham sem parar, sem nem tentar se controlar, por causa de uma bobagem que ouvem de alguém ou das piadas que contam um ao outro na disputa de fazer rir. Em outros, é o silêncio que toma a palavra, e estes são dias cheios de saudades e reflexão. Para separar uns dos outros, eles os identificam como ‘dias sim’ e ‘dias não’”.. (p. 17 e 18)

Ficha técnica da obra:
Título: A menina do dia
Autoria: Renata Bortoleto
Ilustração: Laís de Nuncio
Editora: Estrela Cultural
Páginas: 80
Preço: R$ 49,90
ISBN: 978-85-45559-69-6
Medida do livro: 16 x 23cm
Indicação: A partir dos 12 anos
Temas transversais: identidade,
autoconhecimento, amizade.

Fonte: LC – Agência de Comunicação – Gabriela Cuerba – (11) 2275-6787.

Deixe seu comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui