Varejo 4.0: quatro dicas para potencializar suas vendas em 2021

Adotar uma estratégia multicanal é a forma perfeita de lidar com a urgência de compra do consumidor contemporâneo

Crédito: Reprodução.

Poucos segmentos de mercado são tão disputados e passíveis de mudança quanto o varejo, principalmente em relação ao comportamento do consumidor. E para se manter relevante, é preciso se adaptar. Pensando nisso, grandes marcas nacionais e internacionais estão apostando na fusão do varejo físico com o digital para garantir uma maior lembrança de marca durante todo o processo de decisão de compra do cliente.

Neste sentido, nasceu a estratégia omnichannel, que significa “multicanal”. Mas o termo não se refere apenas a integração entre online e offline, e sim as oportunidades que surgem a partir do mundo digital. O objetivo da fusão é aumentar os touch points, ou seja, os pontos de contato entre empresa e consumidor. Entretanto, se engana quem pensa que basta estar presente em múltiplas plataformas para ser considerado omnichannel. Usar e otimizar diversos canais de marketing exige planejamento, treinamento profissional e acompanhamento de resultados.

“Existe um motivo para você querer estar presente em todas as plataformas, não é simplesmente estar por estar, mas sim por uma estratégia focada em fomentar acessos a outro canal”, explica Cezar Lima, sócio fundador da agência de marketing Stardust Digital. “Quando você cria uma campanha de pesquisa no Google, por exemplo, você depende da vontade do usuário em realizar aquela busca específica. Para ativar o desejo inconsciente de compra do consumidor, é preciso estar presente no dia a dia dele, seja em um outdoor, em uma revista ou nas redes sociais”, diz.

Nessa estratégia, não só os canais são integrados, mas a experiência do cliente é integrada aos canais. “É um ótimo jeito de mostrar que sua marca é confiável e está pronta para atender todas as demandas do consumidor, até mesmo aquelas que ele nem imaginou que tinha”, aponta. Segundo o especialista, uma estratégia omnichannel de sucesso exige complementariedade entre técnica e criatividade. “Seja qual for o segmento da sua empesa, o melhor a se fazer sempre é buscar uma agência de comunicação com conhecimento multicanal e atuação de ponta a ponta para colocar o planejamento em prática”, completa Cezar Lima.

Confira 4 dicas importantes na hora de adotar uma estratégia de varejo 4.0 no seu negócio:

  1. Analise seu negócio e decida quais canais atendem melhor os seus objetivos

Administrar vários canais de venda requer muito trabalho e dedicação. Por isso, antes de traçar sua estratégia, foque em três perguntas básicas: Onde estão os seus clientes? Como você pode chegar até eles? Quanto tempo e recurso você dispõe para atingir o objetivo final?

  1. Integre todos os seus canais, mas dê uma atenção especial para cada um deles

Embora todos os canais precisem estar integrados, é importante lembrar que cada um tem suas peculiaridades e precisa ser administrado como um elemento essencial da sua estratégia de venda. Após analisar seu negócio e decidir quais canais irá trabalhar, elenque prioridades.

  1. Garanta um SAC consistente e de qualidade em todos os seus canais de venda

O omnichannel é baseado na experiência de compra do consumidor, por isso é fundamental ter um bom SAC em todos os seus canais de venda.

  1. Aproveite a tecnologia

Lembre-se que o varejo 4.0 surge das oportunidades que o mundo digital oferece, então use a tecnologia a seu favor, como estratégias SEO e QR Codes.

Mais notícias do setor aqui!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui