15 anos pela cura do câncer infantojuvenil

No dia 8 de abril, Instituto Ronald McDonald completa 15 anos. 

         No dia 8 de abril, o Instituto Ronald McDonald completa 15 anos de dedicação à causa do câncer infantojuvenil. Desde sua fundação em 1999, a organização faz parte do sistema beneficente global Ronald McDonald House Charities (RMHC) que está presente em 58 países e tem como missão, criar e apoiar programas que melhoram diretamente a saúde e o bem-estar de crianças e adolescente de todo mundo.

O Instituto Ronald McDonald tem ajudado a transformar a história da oncologia pediátrica brasileira. Nesses 15 anos, tem atuado em prol da cura do câncer infantojuvenil. A doença é a primeira causa de morte por enfermidade na faixa etária de 5 a 19 anos, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA). Os programas apoiados pelo Instituto Ronald McDonald beneficiam anualmente cerca de 30 mil crianças adolescentes e seus familiares. Com isso, a instituição tem contribuído para aumentar as chances de cura da doença que há 30 anos era de cerca de 15% e atualmente passa de 65%, podendo chegar a 85% em alguns casos, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA).

Segundo o superintendente do Instituto Ronald McDonald, Francisco Neves, a organização trabalha com a articulação de uma rede de instituições parceiras que atuam pela mesma causa nas diversas regiões geográficas brasileiras e destina recursos a projetos de construção e reforma de casas de apoio e unidades médicas, compra de equipamentos e veículos, capacitação profissional e apoio psicossocial a pacientes e familiares, entre muitos outros. “Estamos muito orgulhosos por celebrar esses 15 anos, mas nossas conquistas continuam ano após ano. Com toda a mobilização, temos condições e queremos cada vez mais mudar o cenário da doença no Brasil, afinal é preciso erradicar o câncer infantojuvenil e humanizar o tratamento com o carinho e a atenção que nossas crianças e adolescentes merecem”, afirma Francisco.

Logo_ Instituto Ronald

Envolvimento com a causa

À frente do Instituto Ronald McDonald, o superintendente Francisco Neves, iniciou seu envolvimento com a causa por meio de uma experiência pessoal.

O seu filho mais jovem foi diagnosticado com câncer e para o seu tratamento não havia esperanças no Brasil. Amigos e parentes da família se mobilizaram para ajudar e fazer com que buscassem tratamento no exterior. Por três meses, enquanto o filho se tratava no Memorial Hospital de Nova York, a família ficou hospedada em uma Casa Ronald McDonald. Infelizmente, o garoto não resistiu, mas a família junto a parentes e amigos iniciou uma luta para que crianças e adolescentes com câncer e seus familiares tivessem no Brasil as mesmas condições de tratamento e apoio. Com o ocorrido, ele buscou iniciativas para ajudar outras famílias cujos filhos recebem o diagnóstico da doença. E assim foi fundada a primeira Casa Ronald McDonald do Brasil e, posteriormente, o Instituto Ronald McDonald.

Programas e campanhas

A organização desenvolve e coordena Programas como:

Diagnóstico Precoce – o Programa visa capacitar os profissionais da rede de atenção básica de saúde para que possam suspeitar precocemente dos sinais e sintomas do câncer em crianças e adolescentes, aumentando assim, os índices de cura da doença;

Atenção Integral – Este programa apoia projetos como reforma e construções de unidades ambulatoriais, hospitais e casas de apoio, humanização de ambientes, aquisição de equipamentos e veículos para transporte de pacientes, projetos de apoio psicossocial, financiamento de pesquisas, patrocínios de fóruns, congressos, seminários, entre outras opções;

Espaço da Família Ronald McDonald– O programa oferece conforto e acolhimento para crianças e adolescentes em tratamento ambulatorial contra o câncer e também as famílias que acompanham seus filhos em tratamento em unidades médicas, inclusive em internações.

Casa Ronald McDonald –O objetivo é proporcionar hospedagem, alimentação e suporte psicossocial para os pequenos pacientes com câncer e seus familiares que, devido ao tratamento, encontram-se longe das suas cidades de origem;

As principais fontes de arrecadação do Instituto Ronald McDonald são:

McDia Feliz – O McDia Feliz é a maior campanha do país em prol de crianças e adolescentes com câncer. Na data, todo o recurso arrecadado com a venda de sanduíches Big Mac (exceto alguns impostos), vendido separadamente ou na McOferta de Big Mac – além de materiais promocionais confeccionados pelas instituições participantes e tíquetes antecipados – é revertido para instituições de apoio e combate ao câncer infantojuvenil de todo país.

Campanha dos Cofrinhos – Iniciativa que conta com a doação de trocos dos clientes dos restaurantes nos cofrinhos posicionados ao lado dos caixas.

Coleta de Óleo – O programa permite que o óleo de cozinha que seria descartado se converta em doação que beneficia ações pela cura doinfantojuvenil.

Invitational Golf Cup – Todos os anos, o Instituto Ronald McDonald realiza um evento beneficente que já se tornou um dos maiores da modalidade na América Latina: o Invitational Golf Cup Instituto Ronald McDonald tem como objetivo captar recursos por meio do patrocínio e doações, que são destinados a ações para aumentar os índices de cura do câncer infantojuvenil em todo o país.

Jantar de Gala – É um jantar beneficente que reúne empresários, executivos e celebridades. Em suas cinco edições, através do patrocínio de empresas socialmente responsáveis, foram arrecadados cerca de R$2 milhões, recursos destinados a projetos em benefício de crianças e adolescentes com câncer.

Confira alguns dos resultados alcançados nestes 15 anos

  • Número de projetos nestes 15 anos: 1284
  • Número de instituições apoiadas em 15 anos: 116
  • Número de crianças e adolescentes beneficiados desde 1999: cerca de 2,8 milhões
  • Valor destinado a projetos pela cura do câncer infantojuvenil desde 1999: cerca de R$10 milhões de reais (99,3 milhões segundo levantamento da área de projetos).
  • Número de instituições cadastradas atualmente: 81
  • Número de funcionários do Instituto atualmente: 27

Fonte: BM Send – Rose Azambuja.

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