Como fazer collabs: Uma conversa com Nicolas Loufrani, da Smiley

Imagem: Brand Jam

Em meio às semanas de moda da Europa, com suas passarelas chocantes e suas brilhantes apresentações, tivemos a chance de conhecer o CEO da Smiley Company, Nicolas Loufrani, falando sobre como sua marca dominou a arte de desenvolver colaborações de marca licenciadas, de longo prazo, com os mesmos interesses. Marcas de moda, onde a participação é fluida e a reciprocidade é tudo.

Brand Jam: Fale mais sobre seus cases em colaborações licenciadas. Acho que o melhor exemplo é sua parceria com Anya Hindmarch, certo?
Nicolas Loufrani: Estamos coproduzindo com a Anya desde 2015, lançamos um SKU, agora sua icônica sacola de pele python Smiley e, desde então, nosso relacionamento floresceu. Hoje, o Smiley é um elemento fundamental das coleções sazonais do Hindmarch, que se estende a mais de 150 estilos Smiley em calçados, roupas e acessórios. O negócio gera mais de 10 milhões de euros, por ano, em receita. Além disso, a Anya também cria campanhas de marketing globais para apoiar seus lançamentos, o que dá à Smiley uma incrível visibilidade em todo o seu portfólio de varejo. Esta parceria define o benchmark para o que as marcas alcancem com a Smiley.

B.J.: Existe uma receita para fazer colaborações duráveis, para além de uma única temporada, ou uma cápsula?

N.L .: Quando as marcas escolhem o Smiley, entendem que oferecemos muito mais do que apenas mais uma colaboração de temporada. Nossa abordagem é criar relacionamentos de longo prazo e mutuamente benéficos que reflitam quem somos como marca e o que acreditamos. Isso realmente impulsiona a autenticidade e o sucesso. Nos concentramos em ser ágeis e alinhados, de forma criativa com nossos parceiros, oferecendo orientação para desenvolver um negócio em que o Smiley se torne um produto básico sazonal em suas coleções. Este é definitivamente o caso das nossas cinco principais colaborações nesta temporada; Ami Paris, Anya Hindmarch, Mercado Chinatown, Joshua Sanders e Moschino. Também temos uma coleção de 130 anos com a Lee Jeans e estamos prestes a lançar uma linha de mochila com a Eastpak. Apesar de estarmos felizes em olhar para as cápsulas sazonais isoladamente, no final das contas, realmente queremos que as marcas tentem enxergar o potencial da imagem maior a partir de algo a longo prazo e mais significativo para nós.

B.J.: A posição única do Smiley continua atraindo as marcas mais famosas do mundo para colaborações, incluindo Fendi, Gucci, Jean-Charles de Castalbajac, Lee Jeans, Moncler, Paládio, Stella McCartney e até Suprema, certo?

NL: Estamos muito bem posicionados para collabs, diversas marcas compartilham de nossa paixão por espalhar a felicidade. É incrível trabalhar com elementos tão diversos do mundo da moda e ver todos eles criarem suas próprias interpretação de Smiley. Pessoalmente, gosto muito de trabalhar com essas marcas, pois não apenas vendem para os líderes de opinião legais. Mas adoro ver o Smiley em produtos criativos e são esses que desejo usar. Trabalhamos duro para alavancá-los, criamos um portal de lojas Smiley apenas com nossas colaborações, também mostramos no Instagram e eles têm uma seção em nosso Pinterest. Esta é a imagem de Smiley que queremos que o público se lembre, uma marca sobre criatividade e positividade.

Confira a entrevista na íntegra: www.brandjam.it/how-to-make-collaborations-work-a-conversation-with-smileys-nicolas-loufrani/?lang=en

Fonte: Brand Jam.

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