Geeks movimentam licenciamento de produtos para adultos

Orgulho nerd impulsiona venda de itens que trazem super-heróis, sagas de sucesso dos cinemas e personagens de HQs para o dia a dia dos fãs.

Bem estabelecido, o segmento de licenciamento de produtos continua em expansão no Brasil, mesmo com a retração da economia. Com média de crescimento de 5% ao ano, o setor agora ganha espaço em nichos onde sua presença era bem mais discreta há alguns anos, como o mercado adulto, por exemplo. Marcas inspiradas no mundo esportivo, automóveis e celebridades ganham força, mas uma vertente fundamental para esta boa performance é o licenciamento de produtos voltados para o universo geek, que engloba desde super-heróis e personagens de HQs, até games e sagas de sucesso dos cinemas, como Harry Potter, Star Wars e Star Trek, entre muitas outras.

Com um estilo de vida que muitas vezes gira em torno de seus filmes ou histórias favoritas, o público geek ou nerd, como são conhecidos no Brasil, já é responsável por movimentar uma considerável parcela das indústrias de entretenimento e licenciamento de produtos. “Os adeptos deste lifestyle fazem questão de trazer suas preferências culturais para a rotina diária, incluindo seus personagens e heróis favoritos em diversos aspectos de suas vidas”, explica Marici Ferreira, presidente da ABRAL – Associação Brasileira de Licenciamento.

Segundo ela, de cada 10 itens licenciados vendidos no Brasil no ano passado, 3 foram para adultos. “É um mercado com grande potencial de expansão. Nos Estados Unidos, por exemplo, o público adulto tem 50% de market share”, ressalta.

Igor Reis, Market Retail & Themed Entertainment Director – Warner Bros Consumer Products, vê com uma perspectiva muito positiva o gradual crescimento do licenciamento focado no mercado adulto. “Uma parte considerável do conteúdo do estúdio tem esse público como target prioritário e, seu extraordinário portfólio, o transformou em referencia para diversas gerações ao longo dos anos. A Warner Bros se tornou um dos primeiros players a atuar no segmento adulto, e como consequência, tem usado esse pioneirismo para se fortalecer cada vez mais como líder deste importante segmento de mercado. Como parte da estratégia, temos incentivado nossos licenciados a desenvolver produtos que atendam a esta importante fatia de mercado”, esclarece.

Os recentes lançamentos de diversos filmes de franquias de sucesso do cinema têm impulsionado este segmento, que, com novidades já programadas para os próximos semestres, promete continuar em ascensão. “Além disso, iniciativas como a Comic Con, que em 2016 reuniu mais de 196 mil visitantes, sem dúvidas, contribuem muito para o desenvolvimento deste nicho em específico”, conclui Marici.

www.abral.com.br

Sobre a Abral
Constituída em 10 de setembro de 1998, a Associação Brasileira de Licenciamento (Abral) é uma entidade sem fins lucrativos que reúne todas as plataformas do negócio no Brasil: licenciadores, agentes, licenciados, fabricantes, distribuidores, varejistas, entre outros segmentos envolvidos direta ou indiretamente com o mercado de licenciamento de marcas, imagem ou propriedade intelectual e artística registrada.
abral.org.br

Fonte: Ralcoh Comunicação – Gisele Araújo – (11) 3257.4741 – ramal 16.

Comentários via Facebook

  • SIGA A EP GRUPO

    logo-sociais_r1_c1_s1  logo-sociais_r1_c2_s1  logo-sociais_r1_c3_s1  logo-sociais_r1_c4_s1  logo-sociais_r1_c5_s1 logo-social-youtube


  • banner-galeria-fotos

  • btn-newsletter

  • Atuamos, por meio de publicações, ações direcionadas e eventos, com três principais segmentos: brinquedo, licenciamento e zero a três com a missão de informar, documentar, proporcionar encontro de negócios e estabelecer parcerias. Conheça mais sobre a EP GRUPO

    ESTAMOS NAS REDES SOCIAIS!

    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • Flickr
    • LinkedIn
    • Youtube

    ÚLTIMAS POSTAGENS

    Do mercado de licenciamento para o pódio!
    28 Jun 20170 comentários

    ÚLTIMOS TWEETS

    Leia todos os tweets

    © Copyright 2015 Espaço Palavra Editora e Arte.

    by: NHS INFO

    Cadastre-se

     
    Name

     
    E-mail*

     
    Empresa

     
    Endereço

     
    Complemento

     
    Bairro

     
    CEP

     
    Cidade

     
    Estado

       
     
    ×