Editora FTD apresenta a relação entre os números para as crianças

 De forma lúdica, obra de Gianni Rodari mostra que apesar de parecer não ter valor, o número zero pode provocar grandes transformações

Junto com o fogo, a roda, o telefone e a televisão, o algarismo zero foi uma das criações mais importantes da humanidade. Relacionado à noção de “vazio” e de “nenhum”, o número se torna um elemento essencial no sistema decimal.

E para ajudar as crianças que estão no primeiro ano do ensino fundamental a entender essa questão, um bom recurso pode ser a literatura. Na obra Zero, pra que te quero? o autor Gianni Rodari fala, de forma lúdica, do valor posicional do algarismo zero na matemática.

Na história, que tem números como personagens, Zero se sente completamente sem valor, não merecendo nem a atenção dos colegas. Até que o Um pega carona com ele e, sentados lado a lado, descobrem que juntos podem ter outro significado.

O texto, em forma de versos, aborda metaforicamente a questão de que todos têm um valor.

O autor

Gianni Rodari foi um dos mais importantes escritores de literatura infantil da Itália. Depois da Segunda Guerra Mundial, passou a trabalhar em diferentes jornais. Nessa época, começou a escrever contos infantis. Com o tempo, decidiu se dedicar aos livros para crianças, trabalho que o consagraria. Em 1971, venceu o Prêmio Hans Christian Andersen, o mais importante concurso internacional de literatura infantil.

A ilustradora 

Elena Del Vento nasceu em Milão, Itália, em 1980. É ilustradora e designer. É mestre em Desenho Industrial e especialista em Artes Gráficas pela Escola Politécnica de Milão. Promove oficinas de criatividade para adultos e crianças.

ftd

Informações técnicas

Autor: Gianni Rodari

Ilustradora: Elena Del Vento

Tradução: Claudio Fragata

Formato: 21 x 28 cm

Páginas: 32

Temas abordados: Matemática, valor posicional dos números, autoconhecimento, meios de transporte

Tema transversal: Ética, Pluralidade Cultural

Recomendação: a partir do 1o ano

Preço sugerido: R$ 35,90

FTD Editora

Fonte: Ricardo Viveiros – Oficina de Comunicação – Ana Claudia Bellintane e Mariana Velozo – (11) 3675-5444.

Deixe seu comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui