Mercado de licenciamento entra na Era Digital

Marcas focadas em digital influencers prometem grandes movimentações neste segmento de negócios, que movimentou R$ 17 bilhões, em 2016. 

A moda, antes ditada pelos jornalistas e um grupo seleto de artistas, passou a ser evidenciada pelos influenciadores digitais. Não é novidade que os formadores de opinião atualmente são frutos dessa nova era digital. Esse se tornou um mercado que tem chamado à atenção de muitas empresas. O grande diferencial é o fácil acesso ao público-alvo, de acordo com o perfil do influenciador, o que significa trazer grandes resultados num curto período.

O licenciamento de celebridades da web é um nicho que surgiu há pouco tempo e está se expandindo cada vez mais. O novo segmento promete revolucionar o mercado de licenciamento, que em 2016 movimentou R$ 17 bilhões no Brasil, trazendo um leque de opções que vai desde acessórios, roupas e maquiagens, até cartões pré-pagos. Grandes nomes da internet, como: Kéfera, Felipe Castanhari e Christian Figueiredo, tem ampliado seu portfólio, se tornando marcas e desenvolvendo novos produtos em parceria com empresas.

“O mundo está completamente conectado, e os influenciadores, cada vez mais, ganham voz na mídia. Hoje, o Youtube, para esse target comunica muito mais que a própria TV. Os influenciadores fazem com que os seus fãs se sintam mais próximos, trazendo-os para o seu cotidiano e acabam gerando uma grande identificação com o público. Eles consomem, se comportam e se vestem como aqueles com quem mais se identificam”, aponta Ana Maria Kasmanas, fundadora da Kasmanas Licensing, pioneira nesse setor. Sua agência conta com 50 influenciadores no casting e estima mais de 75% do licenciamento nesta área

O licenciamento pode gerar uma série de benefícios, como por exemplo, agregar valor a marca e aumentar as vendas. A contratação de influenciadores tem aumentado, porque a geração atual além de depositar mais confiança nas celebridades de mídias sociais, ainda acompanha em tempo real tudo que está acontecendo. Empresas de todo o mundo tem apostado fortemente nesse segmento que tem rendido bons frutos.

De acordo com Marici Ferreira, presidente da ABRAL – Associação Brasileira de Licenciamento, há uma expectativa grande de crescimento nesse mercado. “É um segmento novo e ainda pouco explorado, mas com grande potencial para alavancar negócios”.

Para Ana Maria, as expectativas são as melhores. “Além de termos uma nova modalidade no mercado de produtos, que mistura o digital com o real, temos mais um canal de divulgação para as empresas. Uma vez que, comunicamos o produto no canal certo, para que os fãs vejam, acabem comprando o item licenciado e conhecendo a marca”.

Com uma audiência de bilhões de pessoas conectadas, as empresas precisam estar inclusas nesse mundo digital. Essa é a tendência para o mercado de licenciamento no Brasil. A forte movimentação nesse nicho, atrai todos os tipos de público e pode gerar bons retornos como consolidar a marca, aumentar as venda e até expandir os negócios. “A procura por esse segmento está crescendo, e com demandas de projetos diferenciados. Esse mercado tende a ser explorado por empresas mais audaciosas que buscam se diferenciar”, conclui Luciana Vitorino da Ispartner, uma das principais agências de licenciamento que atuam com foco neste segmento.

www.abral.org.br

Sobre a Abral – Constituída em 10 de setembro de 1998, a Associação Brasileira de Licenciamento (Abral) é uma entidade sem fins lucrativos que reúne todas as plataformas do negócio no Brasil: licenciadores, agentes, licenciados, fabricantes, distribuidores, varejistas, entre outros segmentos envolvidos direta ou indiretamente com o mercado de licenciamento de marcas, imagem ou propriedade intelectual e artística registrada.

abral.org.br

Fonte: Ralcoh – Gisele Araújo – (11) 3257.4741 – ramal 16.

Comentários via Facebook

  • SIGA A EPGRUPO

    logo-sociais_r1_c1_s1 logo-sociais_r1_c2_s1 logo-sociais_r1_c3_s1 logo-sociais_r1_c4_s1 logo-sociais_r1_c5_s1 logo-social-youtube

  • btn-newsletter

  • Atuamos, por meio de publicações, ações direcionadas e eventos, com três principais segmentos: brinquedo, licenciamento e zero a três com a missão de informar, documentar, proporcionar encontro de negócios e estabelecer parcerias. Conheça mais sobre a EP GRUPO

    ESTAMOS NAS REDES SOCIAIS!

    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • Flickr
    • LinkedIn
    • Youtube

    ÚLTIMAS POSTAGENS

    Inove na comemoração do seu filho
    13 Dec 20170 comentários

    ÚLTIMOS TWEETS

    Leia todos os tweets

    © Copyright 2015 Espaço Palavra Editora e Arte.

    by: NHS INFO

    Cadastre-se

     
    Name

     
    E-mail*

     
    Empresa

     
    Endereço

     
    Complemento

     
    Bairro

     
    CEP

     
    Cidade

     
    Estado

       
     
    ×