Nasa: uma marca americana no imaginário coletivo

Por Thaís Monteiro

Com a conquista da Lua, há 50 anos, a agência espacial impulsionou seu projeto de popularidade: primeiro, com intenso licenciamento; hoje, também via redes sociais

Desde que fez a humanidade pisar na lua por meio dos três astronautas da missão Apollo 11, há 50 anos, o posicionamento da Nasa enquanto marca mudou bastante. Hoje, a agência espacial norte-americana se faz intensamente presente pelas redes sociais, estampando seu logo e outros símbolos em moletons, acessórios, brinquedos, mochilas, livros e até comida espacial.

Crédito da imagem: Nasa/Unsplash

Durante a corrida espacial, a Nasa representava com força o nacionalismo estadunidense. Hoje, ela busca trazer uma ideia coletiva para sua comunicação (Crédito: Nasa/Unsplash)

O aspecto pop dessa presença em massa da Nasa no cotidiano é proposital. Como a agência é um órgão público, ela precisa da aprovação e aceitação da população para continuar recebendo recursos para desenvolver seu trabalho de pesquisa e exploração do espaço. Com a iniciativa privada adentrando cada vez mais o sistema solar, a força da marca Nasa se torna mais necessária.

(Crédito: Divulgação/Vans)

Como é uma instituição pública, a agência não exige taxa nem ganha participação dos lucros obtidos com a venda de produtos licenciados, o que facilita a popularização da identidade visual da Nasa. Ela está em produtos de empresas como Vans, Target, Forever 21, Old Navy, Nike, Walmart, Coach e Urban Outfitters. Para a marca ter os logos da agência, ela deve entrar em contato e submeter os designs para aprovação. De acordo com Bert Ulrich, integrante da comunicação da Nasa em entrevista ao portal Racked, o número de marcas procurando lançar produtos da Nasa aumentou consideravelmente nos últimos anos por causa das redes sociais e filmes como Estrelas Além do Tempo, Interestelar, Gravidade e Perdido em Marte.

Para ler a matéria na íntegra, acesse: https://www.meioemensagem.com.br/home/marketing/2019/07/19/nasa-uma-marca-americana-no-imaginario-coletivo.html

Fonte: Meio & Mensagem – Por Thaís Monteiro – 19/7/2019.

  • SIGA A EPGRUPO

    logo-sociais_r1_c1_s1 logo-sociais_r1_c2_s1 logo-sociais_r1_c3_s1 logo-sociais_r1_c4_s1 logo-sociais_r1_c5_s1 logo-social-youtube

  • [cycloneslider id="slide-banners"]

  • Siga-nos no Facebook

  • EP Grupo no Instagram

    No images found!
    Try some other hashtag or username
  • btn-newsletter

  • Atuamos, por meio de publicações, ações direcionadas e eventos, com três principais segmentos: brinquedo, licenciamento e zero a três com a missão de informar, documentar, proporcionar encontro de negócios e estabelecer parcerias. Conheça mais sobre a EP GRUPO

    ESTAMOS NAS REDES SOCIAIS!

    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • Flickr
    • LinkedIn
    • Youtube

    ÚLTIMAS POSTAGENS

    Primeiros passos protegidos
    23 Aug 20190 comentários

    © Copyright 2018 Espaço Palavra Editora e Arte.

    by: NHS INFO

    Cadastre-se

     
    Name

     
    E-mail*

     
    Empresa

     
    Endereço

     
    Complemento

     
    Bairro

     
    CEP

     
    Cidade

     
    Estado

       
     
    ×
    MAILLING EPGRUPO


    ×