O nome do carteiro

Livro da autora Anna Claudia Ramos resgata o charme da velha correspondência postal para a garotada nascida em plena era da internet 

Carta, cartão-postal, telegrama… Será que quem já nasceu na era digital tem alguma ideia de quais são e como funcionam os bons, velhos e charmosos meios de comunicação? Mais: será que a garotada que cresce confinada em prédios e condomínios da cidade grande consegue reconhecer quem é o carteiro do bairro? Sabe o nome dele? Já bateu papo com ele?

Para muita gente, talvez, o carteiro seja só aquela pessoa de uniforme cujo rosto nunca é percebido em meio à desatenção do dia a dia. Definitivamente, este não é o caso da menina Bia, a feliz residente de uma simpática vila de casas na qual todos sabem que o carteiro não só tem nome, mas faz parte da história do lugar e compartilha lembranças com as famílias de moradores.

Bia é personagem de Carteiro tem nome?, novo título da escritora Anna Claudia Ramos dirigido para o público infantil e que acaba de ser lançado pelo selo Globinho. O último dia de trabalho do carteiro Paulo, profissional querido por toda a comunidade local, é a ocasião perfeita para que Bia, na companhia do primo Caio, aprenda bastante sobre o importante papel que os serviços de correio exerceram sobre a vida das pessoas até o passado recente. E que podem continuar a exercer, na medida em que forem descobertos e resgatados pela garotada da era digital.

O livro revela ao pequeno leitor que a troca de mensagens não precisa ser instantânea – como no Facebook, Twitter ou WhatsApp – para que se dê a comunicação efetiva. Por outro lado, a obra exalta os velhos meios postais e sua vocação para estabelecer a comunicação afetiva entre as pessoas. Daí o costume de guardar para sempre cartas, postais e telegramas importantes. São nossas memórias em retalhos de papel.

A autora

Anna Claudia Ramos é mestre em Ciência da Literatura pela UFRJ. Estreou na literatura em 1992 e já publicou 65 livros. É sócia-diretora do Atelier Vila das Artes, foi presidente da Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil – AEILIJ, e curadora do programa Leitura em Debate: a LIJ na Biblioteca Nacional. Trabalha com Literatura Infantil e Juvenil desde 1985 e com formação de leitores. Vive viajando para dar cursos, oficinas e palestras e participa de Feiras no Brasil e no Exterior, como as Feiras de Bologna, Frankfurt e Guadalajara. Pela Globo Livros, Anna publicou Era uma vez três velhinhas… (2012). Anielizabeth é especialista em literatura infantil e juvenil pela UFRJ. Estudou na Escola de Ilustração de Sàrmede e atualmente é vice-presidente da AEILIJ. Além disso, ministra oficinas e encontros sobre ilustração e processo criativo no Brasil e no exterior através de instituições como o SESI, o PROLER, a CBL e a FNLIJ. Juntas, pela Globinho, elas já publicaram Noites de chuva (2012).

carteiro_tem_nome_CAPA_alta

Ficha técnica

Título: Carteiro tem nome?

Autor: Anna Claudia Ramos

Ilustrações: Anielizabeth

Gênero: infantil

Formato: 20,2 x 26,6 cm

Número de páginas: 32

Preço: R$ 36

ISBN: 978-85-250-5668-9

Indicação etária: a partir dos 5 ano

Fonte: Globo Livros Assessoria de Imprensa – Tatiana Bandeira – (11) 3767-7819.

Comentários via Facebook

  • SIGA A EP GRUPO

    logo-sociais_r1_c1_s1  logo-sociais_r1_c2_s1  logo-sociais_r1_c3_s1  logo-sociais_r1_c4_s1  logo-sociais_r1_c5_s1 logo-social-youtube


  • banner-galeria-fotos

  • btn-newsletter

  • Atuamos, por meio de publicações, ações direcionadas e eventos, com três principais segmentos: brinquedo, licenciamento e zero a três com a missão de informar, documentar, proporcionar encontro de negócios e estabelecer parcerias. Conheça mais sobre a EP GRUPO

    ESTAMOS NAS REDES SOCIAIS!

    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • Flickr
    • LinkedIn
    • Youtube

    ÚLTIMAS POSTAGENS

    ÚLTIMOS TWEETS

    Leia todos os tweets

    © Copyright 2015 Espaço Palavra Editora e Arte.

    by: NHS INFO

    Cadastre-se

     
    Name

     
    E-mail*

     
    Empresa

     
    Endereço

     
    Complemento

     
    Bairro

     
    CEP

     
    Cidade

     
    Estado

       
     
    ×