Organização internacional de licenciamento surge com nova identidade

A principal organização de licenciamento de marcas do mundo revela a renovação da marca, reflete uma nova era na indústria e um compromisso com o futuro

A International Licensing Industry Merchandisers’ Association (LIMA) – principal organização de licenciamento de marcas do mundo – anuncia hoje que será conhecida como Licensing International, marcando um novo momento para a comunidade profissional de licenciamento. O novo nome, identidade e linguagem visual foram desenvolvidos para melhor refletir o atual cenário dessa indústria e para onde está caminhando.

Como Licensing International, a organização reafirma a importância dos seus objetivos principais, incluindo a promoção do crescimento e expansão do licenciamento globalmente; elevando o nível dos profissionais envolvidos; e gerando maior conscientização sobre os benefícios do licenciamento para a comunidade de negócios como um todo.

Em sua essência, o nome Licensing International prioriza a simplicidade e o impacto – e transmite imediatamente seu propósito para toda a comunidade empresarial. O nome também destaca a identidade da associação como uma organização internacional, com presença física em 12 países do mundo, e reconhece a crescente escala global da própria indústria. Quando a organização foi formada em 1985, aproximadamente 70% da receita de licenciamento do mundo era produzida apenas na América do Norte. Hoje, os mercados internacionais já representam mais de 40% dos US$ 270 bilhões que o licenciamento gera por ano.

As novidades também trazem o significado de um escopo mais amplo da indústria moderna de licenciamento de marcas, que agora vai muito além do merchandising. Em um cenário de varejo cada vez mais competitivo e complexo, o licenciamento está sendo utilizado de forma criativa e inovadora que incluem novas e crescentes categorias – de empresas de mídia a serviços experimentais, lojas conceito de grandes cadeias varejistas e ressurgimento de marcas icônicas em novos formatos.

Depois de assumir o comando em julho de 2018, a presidente Maura Regan retomou a missão da organização em se consolidar como líder mundial de licenciamento e liderou a transição da nova identidade da marca, um processo de quase um ano de pesquisas e reflexões. Sob essa visão, a Licensing International segue aprimorando seus esforços em nome da indústria que atende, incluindo o desenvolvimento de pesquisas e relatórios; compartilhamento de notícias do setor e oportunidades de emprego; e oferecimento de seminários e programação educacional para líderes de mercado ao redor do mundo.

“Como o principal facilitador na indústria de licenciamento, atendemos a uma comunidade global crescente, conectando membros e diversas marcas ao redor do mundo a informações e recursos inestimáveis”, aponta a presidente Maura Regan. “Nossa estreia como Licensing International simboliza um novo capítulo para comunidade e demonstra nossa dedicação e comprometimento com a indústria do licenciamento do futuro.”

Nessa transição, a organização lança também um novo site e portal para seus membros – Licensinginternational.org – projetado para fornecer uma experiência mais sofisticada ao usuário, melhorando a comunicação e aumentando a interação entre profissionais de licenciamento atuais e a próxima geração. A nova identidade também pode ser verificada em todas as principais plataformas sociais.

Pesquisa mundial em 2018

A Licensing International fez, no início de 2018, pesquisa com com 288 empresas, que indica a força do mercado de licenciamento de marca e o impulso de crescimento que tem recebido, graças aos novos modelos de acesso a informações e compras via meios digitais. Conforme o levantamento, que será atualizado neste ano, as vendas globais de varejo e outras receitas de bens e serviços licenciados em 2017 cresceram para US$ 271,6 bilhões, um aumento de 3,3% sobre os US$ 262,9 bilhões reportados no ano passado.

A pesquisa mostra que os EUA e Canadá se destacam, com geração de receita de US$ 157,66 bilhões no ano passado, representando participação de 58% dos negócios (um pouco acima dos 57,9% do ano anterior). Mas o crescimento mais forte em 2017 ocorreu na América Latina, com alta de 7,6%, para US$ 10,72 bilhões, impulsionada pelo Brasil, e na Ásia (alta de 6,2%, para US$ 26,05 bilhões), principalmente China / Hong Kong e no Japão.

No Brasil, a expansão foi expressiva, de 14,4% em 2017, para US$ 4,383 bilhões, em relação aos US$ 3,838 bilhões obtidos no ano anterior, conforme informações da Associação Brasileira de Licenciamento de Marcas e Personagens (ABRAL).

Sobre a Licensing International

A Licensing International – anteriormente conhecida como LIMA – é a principal organização comercial da indústria global de licenciamento. Fundada em 1985, a organização tem a missão de promover o crescimento e a expansão do licenciamento em todo o mundo, elevando o nível dos profissionais do setor e criando uma maior conscientização sobre os benefícios do licenciamento para a comunidade. Seus membros, em mais de 40 países, têm acesso a uma série de benefícios, incluindo uma extensa programação educacional e eventos de rede mundial. Visite licensing.org para obter mais informações e utilizar os recursos de licenciamento on-line.

Fonte: Associação Brasileira de Licenciamento de Marcas e Personagens (Abral).

Comentários via Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui