3 DESAFIOS NO COMÉRCIO VAREJISTA TRADICIONAL

Por Christian Sickel

 O comércio varejista tradicional está em crise. Desde o início da pandemia COVID-19, as vendas entraram em colapso; as pessoas ficam em casa e fazem ainda mais compras online. Um momento … É mesmo o caso? O setor de varejo só entrou em crise desde o início da pandemia ou a pandemia apenas expõe problemas que estão borbulhando sob a superfície há muito tempo?

A pandemia representou enormes desafios para o varejo tradicional – e ainda representa. Mas, como especialista em vendas, observei durante anos que a verdadeira crise no varejo vem de dentro: ela começou muito antes da pandemia e agora está se tornando aparente mais rapidamente.

O que os clientes apreciam na rua …

Os consumidores na Alemanha ainda veem vantagens em comprar em lojas físicas. Isso foi demonstrado em 2020 em um estudo encomendado por Sickel & Team do Instituto Alemão de Marketing. As vantagens mais citadas são a verificação da mercadoria no local (52%) e a disponibilidade (28%). Os clientes também apreciam o suporte do pessoal de vendas (23%).

… e o que as ruas fazem disso

O suporte da equipe de vendas é um ponto que as lojas não exploram suficientemente como uma proposta de venda única. Os varejistas tentam principalmente ganhar pontos como preço, disponibilidade e uma grande variedade de itens. Esses aspectos não diferenciam da concorrência – e certamente não do varejo on-line. Se o preço e a variedade de produtos desempenham o papel mais importante, as lojas tornam-se intercambiáveis ​​para os clientes. Eles perdem contato com eles e se afastam.

3 desafios de lojas físicas

Os varejistas estão tentando neutralizar a queda nas vendas com cursos de treinamento seletivos. Eles, no entanto, trazem pouca ou nenhuma melhoria, porque muitas vezes falta uma base sólida: as empresas carecem de valores definidos, pessoal qualificado e experiências claras do cliente – para citar apenas três aspectos.

  1. Falta de valores e propostas de venda exclusivas

Um estudo mostra que em apenas 29% das empresas de varejo têm valores corporativos definidos e os concretiza. Apenas 17% definiram uma ou mais propostas de vendas exclusivas e as comunicaram a seus funcionários.

Não é à toa que apenas 16% do pessoal de vendas conhece os objetivos da empresa e age de acordo com isso.  Se os valores corporativos não estiverem incorporados ou faltarem, isso enfraquece o DNA da empresa de varejo.

  1. Equipe de vendas bem qualificada

Não são apenas os valores que às vezes faltam! A equipe de vendas também é um ponto fraco em muitos negócios – quando deveria ser sua força absoluta! O estudo mostra que a gestão perde gradativamente o contato direto com a equipe de vendas e os processos passam a ser menos monitorados e acompanhados do que antes.

Apenas um quarto da equipe de vendas (25%) conhece seus próprios pontos fortes e fracos, entre outras coisas, por meio de discussões de feedback. E apenas 23% têm a chance de trabalhar continuamente em seus pontos fortes e fracos. Além disso, devido à falta de valores, as pessoas muitas vezes simplesmente vendem de acordo com um “padrão” fixo. O comportamento rotineiro se instala e os clientes se sentem desvalorizados e se afastam.

  1. Maior fidelidade do cliente

Se o setor varejista quer sobreviver, as empresas precisam reconquistar seus clientes e reter sua fidelidade.  Apenas 14% das empresas pesquisadas oferecem uma experiência de cliente que corresponde a seus valores corporativos. A falta de experiência do cliente significa que os varejistas se tornam intercambiáveis ​​para os clientes. A decisão de comprar de uma loja ou outra ou mesmo on-line passa a ser uma questão de sorte.

Fonte: https://www.spielwarenmesse.de/

 

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