Disney pode perder a proteção de direitos autorais da animação Mickey Mouse ‘Steamboat Willie’ em 2024

A Walt Disney Company pode perder sua proteção de direitos autorais da animação Steamboat Willie Mickey Mouse original em 2024.

De acordo com o Los Angeles Times, vários legisladores republicanos estão determinados a acabar com os esforços de extensão da proteção de direitos autorais depois que o CEO da Disney, Bob Chapek, expressou publicamente sua desaprovação da Lei dos Direitos dos Pais na Educação da Flórida – também conhecida como “Não diga Gay” – que proíbe a discussão de orientação sexual ou identidade de gênero nas salas de aula do jardim de infância ao terceiro ano. O projeto de lei foi assinado pelo governador da Flórida, Ron DeSantis, e entrará em vigor em 1º de julho.

Se a proteção de direitos autorais da Disney expirar, a animação Steamboat Willie de 1928 estará disponível em domínio público, permitindo que qualquer pessoa a utilize para seus próprios fins criativos.

A proteção de direitos autorais foi estendida duas vezes pelo Congresso desde sua data de expiração original em 1984, mas até o momento, nenhuma tentativa dos legisladores foi feita para estender a proteção. A Disney ainda possui a proteção de marca registrada para Mickey Mouse, no entanto, permitindo que o conglomerado de entretenimento vá atrás de produtos ou mercadorias piratas que apresentem qualquer versão do personagem e sugira que foi fabricado pela Disney.

De acordo com Victoria Schwartz, professora da Pepperdine University, a recente inclusão da Disney do desenho animado Steamboat Willie para a abertura de filmes como Enrolados, Frozen e Moana pode ser sua maneira de estabelecer o design original do Mickey Mouse como um logotipo moderno ou marca registrada da empresa. Se essa mudança for bem-sucedida, a proteção permanecerá mesmo que os direitos autorais tenham expirado.

Fonte:  Hypebeast

Deixe seu comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui