Internacional – ByteDance – quem é o gigante da tecnologia por trás do fenômeno TikTok?

Fundada em 2012, a gigante da tecnologia vale mais de US $ 100 bilhões

O TikTok se tornou o aplicativo, não relacionado a jogos, mais popular no início deste ano. Crédito: Divulgação.

Há seis meses a maioria das pessoas não tinha ouvido falar em ByteDance, a gigante da tecnologia que vale mais de US $ 100 bilhões. Fundada em 2012, é a empresa mãe de dois dos aplicativos de mídia social mais populares do mundo: o TikTok e Douyin (a versão chinesa do TikTok).

Embora, no ano passado, Douyin já fosse um nome familiar e TikTok estivesse crescendo em popularidade, seu rápido sucesso foi acelerado pela pandemia COVID-19. A quantidade de usuários foi alavancada quando as pessoas foram forçadas a ficar em casa e buscar novas formas de entretenimento. Os vídeos divertidos e os desafios proporcionaram consolo para muitas pessoas enquanto estavam trancadas em casa. Embora o TikTok continue sendo uma plataforma predominantemente voltada à Geração Z, a pandemia ajudou a expandir seu público e levou a uma gama mais diversificada de conteúdo disponível.

As duas plataformas de vídeos curtos estão quebrando recordes … arrecadaram mais de US $ 102 milhões na App Store e na Google Play Store em julho. Como resultado, o TikTok se tornou o aplicativo, não relacionado a jogos, mais popular no início deste ano, enquanto Douyin obteve 600 milhões de usuários ativos diariamente.

Em setembro, mais de 22 milhões de criadores ganharam mais de US $ 6,15 bilhões por meio do Douyin. Crédito: Divulgação.

Uma das principais diferenças entre TikTok e Douyin é como este último aproveitou o poder do comércio social. Os usuários podem comprar roupas, sapatos, cosméticos, produtos de luxo etc, diretamente por meio de um vídeo no Douyin. Muitas marcas internacionais conhecidas, incluindo aquelas da indústria de luxo, como GUCCI, Channel, Louis Vuitton, BWM e Mercedes-Benz têm contas oficiais da Douyin, mas não têm no TikTok. Essas marcas perceberam o poder da monetização no Douyin – uma função que ainda não foi desbloqueada no TikTok.

Nas plataformas, o vídeo de um adolescente desconhecido tem tanta probabilidade de se tornar viral quanto o de uma celebridade. Como tal, as plataformas estão oferecendo oportunidades de emprego e criando novos planos de carreira que não eram possíveis alguns anos atrás.

Em setembro, mais de 22 milhões de criadores ganharam mais de US $ 6,15 bilhões por meio do Douyin, em 2019. Há um enorme potencial para criadores no TikTok e Douyin e este é um caminho cada vez mais atraente para os jovens usuários, pois além de ser um canal para se expressarem há chances de remuneração.

Mesmo com todo êxito, as plataformas também enfrentam desafios. O TikTok, por exemplo, esteve no centro de disputas políticas. Em junho ele foi proibido na Índia, quando o governo emitiu restrições a 59 aplicativos chineses devido ao aumento das tensões. Em 6 de agosto, o presidente norte-americano, Trump, assinou uma ordem executiva impedindo que cidadãos e empresas dos EUA fizessem negócios com a TikTok, que entraria em vigor 45 dias depois. Na hora certa, a ByteDance fechou um acordo dando à Oracle e ao Walmart uma participação combinada de 20% na TikTok Global, a nova empresa foi criada para superar as restrições. No entanto, ainda existem muitas perguntas sem resposta sobre o futuro da TikTok Global e ByteDance.

Mais notícias do setor aqui!

Fonte: https://daoinsights.com/

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui