Kits da Lego Education chegam ao Brasil

A Lego Education acaba de lançar no Brasil o kit Lego Education BricQ Motion Essential para alunos do Ensino Fundamental I e o kit Lego Education BricQ Motion Prime para os alunos do Ensino Fundamental ll, para que sejam realizados projetos e facilitem o aprendizado de Física.

Criados para engajar crianças e jovens na metodologia steam (acrônimo de Ciências, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática) os dois novos kits da família BricQ Motion promovem o aprendizado das Ciências Físicas por meio de experiências fáceis, práticas e sem a necessidade de tecnologia.

Os kits Lego Education BricQ Motion são distribuídos pela unidade de Tecnologia Educacional da Positivo Tecnologia, distribuidora oficial da Lego Education no país.

Apenas com as peças Lego, que todos conhecem, e peças exclusivas destes kits, o aluno pode, por exemplo, montar um barco a vela, e, durante esse processo, investigar conceitos físicos como empurrar e puxar, usar evidências para resolver problemas e aplicar habilidades de investigação científica para mostrar como as forças agem em um objeto, podendo mudar seu movimento.

Em uma aula dinâmica, interativa e criativa, os alunos também aprendem sobre causa e efeito, e fortalecem a comunicação oral.

“A aprendizagem steam com recursos práticos permite que os alunos explorem, construam e compartilhem a compreensão do mundo ao seu redor, ao mesmo tempo em que os mantêm motivados para aprender dentro ou fora da sala de aula.”, diz Alex Paiva, head da Lego Education na unidade de Tecnologia Educacional da Positivo Tecnologia.

Segundo ele, no caso da nova linha BricQ Motion, em que todos os projetos podem ser realizados sem o computador, a experiência é ainda mais rica.

“A independência de ferramentas tecnológicas aumenta a confiança do aluno e do professor. Sem confiança não se tem coragem de arriscar, que é o propósito da metodologia steam“, afirma Paiva.

O kit Lego Education BricQ Motion Essential vem com 523 peças e 2 tipos de projetos com temas esportivos, sendo um para alunos de 1º e 2º ano e outro para alunos do 3º ao 5º ano.

Já o Lego Education BricQ Motion Prime tem 564 peças e é para disciplinas do Ensino Fundamental II.

Cada kit pode ser dividido por até 4 alunos, e, para facilitar o manuseio e a higienização, as peças ficam acondicionadas em bandejas com separações por cor.

Ao incentivar e permitir que os alunos aprendam e apliquem conceitos da física, os novos kits Lego Education BricQ Motion levam crianças e jovens ao que a Lego chama de momentos ‘aha!’, expressão que traduz a surpresa de ver peças soltas e coloridas transformadas em equipamentos para a prática de esportes olímpicos.

Já gestores e educadores são surpreendidos bem antes da conclusão dos projetos. “Volume de investimentos, familiarização do professor com as ferramentas e sua intimidade para integrá-las a outras disciplinas e à proposta pedagógica, são dores bastante comuns quando o assunto é adoção de metodologias pautadas pelo steam e que são sanadas pelo BricQMotion“, explica Paiva.

Segundo ele, graças a um grande esforço da Lego Education, os novos kits são economicamente viáveis, ideais para escolas que estão dando seus primeiros passos em robótica e para introduzir os professores nesse ambiente que cada dia se mostra mais indispensável para os alunos desenvolverem habilidades e se tornarem protagonistas ativos na construção do conhecimento.

“O professor pode não saber robótica ou programação, mas tem intimidade com peças de montar e se sente encorajado a trabalhar ao lado de seus alunos. Além disso, as aulas são adaptáveis às necessidades de cada turma e podem ser encurtadas ou estendidas“, conclui o head da Lego Education na unidade de Tecnologia Educacional da Positivo Tecnologia.

Mais informações sobre os novos kits Lego Education BricQ Motion estão no site da Tecnologia Educacional, distribuidora oficial de Lego Education no Brasil.

Fonte: Promoview

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui