O tempo está passando: é hora de ver o ‘TikTok’

– Adaptação da matéria publicada na License Global.

Ele foi apontado como o próximo Instagram por especialistas em mídia, incluindo o empresário Gary Vaynerchuk, e foi o terceiro aplicativo mais baixado fora dos jogos em 2019. O TikTok, anteriormente chamado de Musical.ly, é um aplicativo que permite gravar vídeos curtos, geralmente com dublagens musicais, danças, clipes ou cenas de humor no qual todos os negócios; influenciadores sociais, digitais, profissionais de marketing e licenciamento, devem se concentrar em 2020.

Você pulou na onda do Instagram tarde demais? Perdeu oportunidades lucrativas de lucro no YouTube?. Subiu a bordo do trem Twitter três paradas depois? Nesse caso, não aperte o botão soneca em “TikTok”.

Com cerca de 1,5 bilhão de downloads até o momento, o “TikTok”está se espalhando numa velocidade impressionante. Mas, apesar de sua propagação, não é tarde demais. Você ainda pode criar uma conta, disponibilizar o conteúdo e se tornar viral. Afinal, os algoritmos do app possibilitam que os usuários tornem-se virais sem terem um único seguidor. Eles  precisam, apenas, implementar a hashtag certa, no momento certo e enviar o conteúdo  para se tornarem famosos no “TikTok”.

Se o seu público-alvo é a juventude, não há uma plataforma melhor para usar do que o “TikTok”. Se você é um profissional de marketing digital que pretende explorar todas as oportunidades, não pode ignorar essa plataforma. E para o o setor de licenciamento, a festa está apenas começando.

No mês passado, o The Joester Loria Group fechou um acordo para representar o WeWearCute, líder no estilo de vida “TikTok” e influenciadores de produtos para crianças de 6 a 13 anos. As irmãs Ashley e Emma, que postam de três a quatro vídeos diariamente, acumularam 3 milhões de seguidores e conseguiram 250 milhões de visualizações mensais. A dupla  apresentou uma vasta gama de marcas de peso em seu conteúdo de vídeo incluindo: Procter & Gamble, Kraft, Mattel, Cra-Z-Art e Lipsmackers, além do gigante do varejo Walmart.

A JLG representará a marca WeWearCute em artigos de banho e beleza, vestuário, acessórios de moda, casa, publicação e outras categorias relacionadas. “Temos o prazer de representar o WeWearCute na construção da marca Emma e Ashley em moda, beleza e categorias relacionadas”, comentou Debra Joester, presidente e CEO do The Joester Loria Group.

Segundo Debra, o “‘TikTok’ é uma janela para a cultura jovem e elas trazem uma capacidade inata de criar conteúdo atraente que ressoa com a juventude de hoje.

Era de ouro dos influenciadores sociais

Sem dúvida, estamos na era de ouro dos influenciadores sociais. Um momento crucial para as estrelas da internet como Ryan Kaji, do canal RyansToyReview, que tornou-se um fenômeno com um programa de licenciamento completo. Kaji inspirou sua própria linha de brinquedos em 2018, apelidada de Ryan’s World, disponível no Walmart. Ele até conseguiu sua própria série no Nick Jr., a “Ryan’s Mystery Playdate”, produzido por Pocket.watch. E nesta semana, a Egmont Publishing anunciou o lançamento da revista Ryan’s World, expandindo a marca para publicação. Kaji e seus colegas famosos do YouTube ensinaram o caminho do sucesso para as estrelas em ascensão do “TikTok”, seja com foco promocional ou com a criação de um programa de licenciamento.

“TikTok” Top 100

O app lançou recentemente uma recapitulação de final de ano, o “TikTok” Top 100, no qual classifica seus principais vídeos, criadores e memes de 2019 em gêneros de conteúdo que abrangem esportes, beleza e estilo, animais de estimação e tendências de dança. A lista considera visualizações, compartilhamentos, curtidas e tendências.

De acordo com “TikTok”, o principal vídeo viral de 2019 foi um experimento científico de uma famosa estrela do YouTube, David Dobrik (@daviddobrik) e a loucura de Nick Uhas com creme dental Elephant.

Os principais criadores de marcas do ano foram @zachking, @noeneubanks e @jamescharles.

A principal tendência de dança em 2019 foi “The Woah”. O principal usuário de celebridade do ano foi Will Smith, seguido por Miley Cyrus e Dwayne “The Rock” Johnson. Os principais artistas de 2019 no aplicativo incluem Lil Nas X, seguido por Mariah Carey e Lizzo . Os principais memes do ano incluem as hashtags #POV e #Area51.

Conexão do criador de conteúdo com a marca

“Os criadores são uma parte tão importante do nosso ecossistema e a monetização é algo que ouvimos com frequência”, disse Vanessa Pappas, gerente geral da “TikTok” América do Norte e Austrália, ao New York Times. “Estamos nos estágios iniciais da exploração de diferentes modelos e maneiras de conectar criadores a marcas e oportunidades. Recentemente, lançamos o mercado de criadores de conteúdo ‘TikTok’ que conecta criadores a marcas. Definitivamente, estamos nessa fase exploratória, mas estamos focados em como melhor servir nossa comunidade criativa”, explicou.

“ O TikTok ”continuará liderando o pacote em 2020 entre as plataformas sociais, e enquanto o processo de conexão do criador de conteúdo com a marca ainda estão na fase inicial, agora é a hora para aproveitar o “TikTok” para promoções de marca e oportunidades de licenciamento.

 

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