Primeira infância: a literatura como ato de brincar

Livraria Leitura traz sugestões de livros para os pequenos

Manter as crianças entretidas durante este período de isolamento social devido a pandemia da COVID-19, não tem sido uma tarefa fácil. Principalmente se tratando dos pequeninos. Assim como acontece com os adultos, os bebês também reagem de diferentes formas quando relemos para eles seus livrinhos favoritos. O foco dos pequenos pode não se prender ao enredo, mas as imagens e personagens sempre despertam novas reações.

Os primeiros 3 anos de vida de uma pessoa são os mais importantes de sua vida, pois é neste período que acontece o início das conexões sinápticas que o influenciarão pelo resto da vida. Não é à toa que pesquisas descrevem o período dos primeiros 1000 dias (a contar desde a gestação até os quase três anos de vida da criança) como os mais importantes para o desenvolvimento, pois é neste período que o cérebro está mais ativo do que nunca, sendo moldado e absorvendo tudo o que é novo e acomodando o que já foi experienciado. Por esta razão, não há dúvidas sobre o quanto ler para os bebês é importante!

Imagens e personagens sempre despertam novas reações nos bebês. Crédito: Divulgação

A Livraria Leitura apresenta algumas dicas de leitura para os pequenos, disponíveis nas lojas físicas e no site https://www.leitura.com.br/:

  1. A Casa, de Vinícius de Moraes (lançamento)
  2. Papai Dino, de Mark Sperring
  3. Os piratas (Livro para sentir), de Angela Sbandelli
  4. Meu primeiro atlas de animais, de Anita Morgenzten
  5. grande livro dos contrários, O, de Frederic Kessler

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui