Varejo deve empregar mais de 10 mil pessoas neste fim de ano

Vagas são preenchidas para atender alta demanda de dezembro por conta das compras de Natal

Com a chegada do Natal, a demanda de fim de ano exige ainda mais do varejo. Segundo dados da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), a movimentação do comércio deve injetar R$ 60 bilhões na economia só em dezembro.

O setor é considerado o 2º que mais emprega no Brasil, ficando atrás apenas de cargos governamentais. Com a alta movimentação neste período, muito maior que no restante do ano, a tendência do mercado é reforçar a mão de obra para atender a demanda.

De acordo com a Randstad, líder global em solução de recursos humanos, o setor varejista deve preencher mais de 10 mil vagas no varejo neste fim de ano. “A contratação de profissionais temporários é necessária para atender a grande demanda de fim de ano, seja para vagas temporárias, efetivos, terceirizados, informais ou intermitentes. As contratações devem ir até a semana antes do Natal”, comenta Toni Camargo, diretor de operações da Randstad.

O Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo (IBEVAR) estima que 2019 deve fechar o ano com um aumento de 3,5%, comparado a 2018. “A melhora no consumo ao longo do ano, mesmo que de uma maneira lenta e gradual, movimenta a economia e faz com que o consumidor recupere a confiança para gastar. Com o crescimento das vendas, consequentemente, temos uma expansão do mercado e o surgimento de novas vagas no setor varejista”, avalia Claudio Felisoni de Angelo, presidente do IBEVAR.

Apesar da perspectiva positiva, Camargo ressalta que muitos profissionais optam por não aceitar um trabalho temporário. “Os candidatos acreditam que se comprometer com vagas temporárias pode prejudicar no momento de encontrar uma posição efetiva. Mas, pode ser uma oportunidade interessante quanto as condições de trabalho, benefícios, e por oferecer possibilidade de efetivação”, explica o CEO da Randstad.

Sobre o IBEVAR – www.ibevar.org.br

Sobre a Randstad – www.randstad.com.br

Fonte: Dezoito Comunicação – Bruna Pereira.

Comentários via Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui